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Construção de modelos de negócios olhando área comercial: afinal o que temos de novo?

Modelos de Negócios de Sucesso são em sua grande parte frutos de estratégias customizadas, que tem um propósito claramente definido e clareza de público e resultados esperados.

Esperar que modelos, processos ou aplicação de consultorias voltadas à implantação de processos possa resolver questões de Go To MKT ou resultados comerciais, pode ser uma visão simplista ou equivocada, especialmente em se tratando do cenário de negócios B2B.

Não tem receita de bolo pronta. O sonho de criar uma máquina de vendas pode parecer encantador, mas não será apenas com revisão de processos ou buscando implantar metodologias conhecidas simplesmente.

Uma estratégia de MKT e Vendas de sucesso passa por análise de pontos em um amplo ambiente de negócios. Basicamente toda a formatação do processo empresarial.

Neste momento vamos olhar especificamente a área comercial. alguns pontos fundamentais como abaixo:

  1. Mapeie e documente os processos comerciais. Verifique sua viabilidade no dia a dia do time. Ajuste para que seja realmente eficiente e necessário.
  2. Defina objetivos claros e mensuráveis. Indicadores são no final do dia a única ferramenta de gestão clara.
  3. Organize as equipes de vendas de acordo com as necessidades da empresa no momento atual. Isso é adaptável conforme o objetivo é cenário em transformação.
  4. Tecnologia para automatizar processos comerciais. Quanto mais simples e rápido melhor. Ferramentas para trabalho de captação de clientes e Ferramentas de gestão. Automatização sempre que possível e viável.
  5. Treinamento e capacitação da equipe de vendas. Focado no que é relevante.
  6. Monitore resultados e analise os dados coletados.
  7. Sistema de feedback regular e busque melhorias contínuas.
  8. Pós-venda para garantir sua satisfação.

Ao ler os pontos acima vamos pensar: “MAS O QUE TEMOS DE NOVO?”.

A resposta é nada. É uma questão de foco e realmente querer executar com disciplina, de forma aderente ao modelo de negócio definido e as estratégias de Marketing estabelecidas.

Ainda podemos questionar se a tecnologia muda a forma do cliente ser conectado. Verdade sim, mas isso faz parte do acompanhamento e busca de caminhos disruptivos que sem dúvida não são modelos pré formatados. Portanto finalizamos com duas afirmações:

1 – Não tem Receita de bolo pronta

2 – Criamos, testamos e implementamos rápido.

Construção de modelos de negócios olhando área comercial: afinal o que temos de novo?

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